Catia Simionato

Biografia Humana

  A Biografia Humana, também chamada de Processo Biográfico, é um sistema terapêutico e de auto conhecimento de fundamentação antroposófica. A Antroposofia ou CIência Espiritual foi desenvolvida por Rudolf Steiner no início do século XX.

A Biografia analisa todo o percurso da vida humana como uma trajetória pautada por leis espirituais, trabalhando elementos do passado, presente e futuro através de períodos de 7 anos denominados setênios. Essas leis são comuns a todos os seres humanos, por exemplo, toda criança anda por volta de 1 ano e fala por volta dos 2 anos. Assim, na sequência da vida, muitos processos se assemelham em todas as biografias, marcadas por acontecimentos que em geral significam necessidades de aprendizado para enfim alcançarmos a liberdade.

Ao observar uma biografia percebe-se seu movimento como uma estrada que sutilmente vai conduzindo a algum lugar. Esse lugar é a percepção de si mesmo como um ser de origem espiritual que tem algo a fazer na Terra, uma missão. A fim de despertar o crescimento e conduzir à verdade dessa missão, a vida é marcada por crises e dores, que na verdade significam possibilidade de transformação.

Ainda que vivenciamos as leis espirituais na nossa biografia, cada ser humano é único e a visão dessa unicidade. A percepção dessa individualidade dentro de leis que marcam a todos pode conduzir a um profundo auto conhecimento e apontar um caminho a ser seguido. Através do entendimento das crises podemos tomar novas atitudes, tomar novos rumos. Trabalhar a própria biografia traz consciência.

O trabalho biográfico pode ser feito de forma individual ou em grupo. Ao retomar sua história através de ciclos de sete em sete anos (setênios) cada pessoa tem uma imagem panorâmica da sua vida, suas crises, seus talentos, as pessoas significativas da sua biografia. Chegando até o momento atual, percebemos nossas questões e podemos estabelecer metas para transformá-las no futuro.

Nos primeiros 21 anos a tarefa é crescer e se desenvolver, trazendo sua potencialidade espiritual ao corpo.

Dos 21 aos 42 anos a tarefa é o auto conhecimento e a aceitação do seu caminho na Terra.

A partir dos 42 anos a tarefa é entregar seu conhecimento ao mundo.

O trabalho biográfico pode acontecer em encontros de uma vez por semana ou intensivamente em um período de 5 dias. Somente é indicado a indíviduos com idade superior a 28 anos.


Receitas Vivas