Catia Simionato

Culinária Viva

A Alimentação Viva como é ensinada no Instituto Tree of Life no Arizona, onde aprendi, é uma forma de alimentação que promove a elevação espiritual e aumento da consciência, tornando a pessoa um transmissor da energia cósmica divina. É uma alimentação vegana, de alto índice de mineralização, baixo teor de açúcar, personalizada de acordo à abordagem ayurveda.

Na alimentação viva o alimento é considerado sagrado, ele deve conduzir à calma, à paz e à saúde. O alimento é preparado com amor e consumido com consciência e gratidão. A fonte do alimento vivo é somente o reino vegetal. É a dieta prescrita por Deus no Gênesis 1:29: "Eis que vos dou toda erva que dê semente que está sobre a face da Terra, e toda a árvore em que há fruto que dê semente para servir-vos de alimento." Nossa cozinha é basicamente composta de frutas, folhas e sementes, sem carne, sem laticínios, ovos ou qualquer outro produto de origem animal.

Utilizamos somente alimentos orgânicos, cultivados sem o uso de herbicidas, pesticidas, fungicidas, fertilizantes, sintéticos ou geneticamente modificados. Os alimentos orgânicos são cultivados naturalmente, com adubos naturais, como a compostagem. Insetos benéficos ajudam a controlar pragas e doenças.

A alimentação viva é literalmente viva, isso quer dizer que seus nutrientes são preservados em 100% por não serem aquecidos a mais que 42 graus C. Isso significa que todas as enzimas, vitaminas e minerais permanecem intactos e prontos para serem utilizados pelo organismo. O alimento vivo é biogênicos, bio ativo e bio genético. Utilizamos sementes cruas ou germinadas, castanhas, grãos e gramíneas. São os alimentos da poderosa força da vida. Os alimentos bio ativos são os vegetais, as frutas, sementes, frutos maduros, frutos secos, grãos, leguminosas e algas.

Formada instrutora de alimentação viva pelo Instituto Tree of Life, periodicamente dou workshops de preparação de alimentos vivos e retiros para desintoxicação e rejuvenescimento aos moldes do Dr. Gabriel Cousens.


Receitas Vivas